Dia de Proteção às Florestas: o que cada um pode fazer pela conservação?

Em 17 de julho comemora-se o Dia de Proteção às Florestas, data criada para evidenciar a importância de preservar as matas e a biodiversidade. 

As florestas são essenciais para o equilíbrio ecológico, regulação do clima e sustentação da vida no planeta. Afinal, são elas que:

🌳 sequestram e armazenam carbono;

🌳 fornecem água e outros recursos;

🌳 possuem fontes de energias renováveis;

🌳 protegem o solo contra erosões;

🌳 produzem alimentos para os animais;

🌳 abrigam plantas com propriedades medicinais;

🌳 e servem de lar a diversos povos originários.

Mesmo diante de tamanha importância, as florestas e as espécies que habitam nelas sofrem com as consequências da ação humana. Desmatamento, incêndios florestais e extrativismo predatório fazem parte da realidade das florestas em diversos biomas.

🪓 E você sabia que a Mata Atlântica é o bioma mais devastado do Brasil? 

Segundo a SOS Mata Atlântica, restam apenas 24% da floresta original e apenas 12,4% são maduras e bem preservadas.

É nesse contexto em que estamos inseridos.

Em Atibaia, a SIMBiOSE desenvolve diversas atividades voltadas à proteção das florestas, como prevenção e combate a incêndios florestais 🔥, educação ambiental 👩‍🏫, estudos técnicos 📃, restauração 🌱.

Por meio do Termo de Parceria nº 019/2023 com a Prefeitura da Estância de Atibaia, a SIMBiOSE faz a cogestão do Parque Natural Municipal da Grota Funda (PNMGF), uma área de floresta que abriga mais de 550 espécies de flora e quase 270 de fauna.

O PNMGF é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, cujo objetivo é preservar a natureza. Por isso, possui normas restritivas e admite apenas o uso indireto de seus recursos naturais. 

👉 Monitorar as florestas, fortalecer a legislação, consumir de forma consciente e apoiar iniciativas voltadas à conservação são formas efetivas de ajudar a preservá-las não só nesta data, mas todos os dias.