Brigada Florestal Itapetinga

Conheça a trajetória da brigada e como o trabalho de combate aos incêndios florestais vem sendo feito nos municípios de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões (Produção: Ian Iordanu e Karina Iliescu)

O combate a incêndios florestais na Serra do Itapetinga foi o que deu origem à SIMBiOSE, fazendo a Brigada Florestal Itapetinga ser reconhecida não só na região mas em todo estado de São Paulo.

Nos últimos 5 anos, mais de 230 focos foram combatidos pela Brigada nos municípios de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões.

Além da ação direta nos incêndios, a Brigada realiza estudos e capacitações, promove a interação entre poder público e sociedade civil e fomenta a criação de novas estruturas de prevenção e combate a incêndios florestais em outros locais.

Rede Nacional de Brigadas Voluntárias – RNBV

A Brigada Florestal Itapetinga faz parte da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias – RNBV, criada para buscar uma solução para as dificuldades comuns e representar os interesses das organizações que, de forma voluntária, combatem incêndios florestais no Brasil.

Junto de 15 organizações e mais de 900 brigadistas espalhados por 8 estados do país, buscamos nos fortalecer para minimizar tragédias evitáveis e proteger áreas naturais dos incêndios.

Para saber mais sobre a RNBV, acesse o site: https://rnbv.org.br/