Sobre a SIMBiOSE

A Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, fundamentada na conservação ambiental, cultura e cidadania e que acredita na transformação da consciência coletiva para defender o meio ambiente, os recursos naturais e a biodiversidade.

Foi fundada em 2005 pelas mãos de jovens atibaienses engajados na preservação e conservação da Serra do Itapetinga, uma “joia ecológica” do Sudeste brasileiro e onde se situa o afloramento rochoso da Pedra Grande. A SIMBiOSE sempre acreditou que sua atuação deveria ir além da montanha, conectando-a não só ecologicamente mas também social, cultural e financeiramente com o resto do território.

Por isso, além de uma área de atuação direta de 33 mil hectares, hoje a SIMBiOSE possui uma área de atuação de indireta de 233 mil hectares na Área de Proteção Ambiental (APA) Sistema Cantareira.

Para cumprir com as finalidades de seu Estatuto Social e suas metas de gestão estabelecidas bianualmente, a SIMBiOSE atua nas seguintes frentes:

Gestão de áreas protegidas

Parcerias com instituições públicas e privadas para fomentar a conservação em territórios de relevância ecológica a fim de conectá-los e destacar sua importância.

Educação ambiental

Realização de atividades pedagógicas baseadas na relação dialética entre prática social e conhecimento para a construção de uma postura crítica frente aos desafios socioambientais.

Manejo Integrado do Fogo (MIF)

Ações relacionadas ao uso do fogo que associa a prevenção e o combate a incêndios aos aspectos ecológicos, culturais, socioeconômicos, técnicos e científicos de uma comunidade. 

Soluções Baseadas na Natureza (SbN)

Adoção de ações voltadas à proteção, conservação e restauração, que considerem os desafios sociais, econômicos e ambientais e promovam serviços ecossistêmicos, benefícios para a biodiversidade e o bem-estar humano.

Governança participativa

Participação em esferas de governança participativa e paritária para pautar agendas ambientais e influenciar a criação de políticas públicas voltadas à conservação.

Nossa rede

  • Associados: Pessoas físicas cadastradas que seguem regras estatutárias e participam ativamente das decisões tomadas pela SIMBiOSE.
  • Prestadores de serviço: Profissionais técnicos que atuam nos projetos, acordos de cooperação entre outras atividades específicas que requerem qualificação específica para o seu exercício.
  • Voluntários: Pessoas dispostas a doar seu tempo para contribuir com as diversas áreas da SIMBiOSE.
  • Multiplicadores: Pessoas que ajudam a disseminar as ideias da SIMBiOSE e a contribuir pontualmente com nossa atuação.
  • Apoiadores: Pessoas físicas que colaboram financeiramente com a OSCIP, garantindo o mínimo para suprir as necessidades essenciais da instituição.