Com paletes reaproveitados, a instalação de placas e cercamento busca proteger área de restauração florestal no bairro da Usina
A SIMBiOSE vem desenvolvendo, em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia, diversas atividades de conservação e educação socioambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Atibaia. Uma delas se concretizou em 4 de fevereiro, com a ajuda do Grupo Sênior de Escoteiros Pedra Grande 74°/SP.
Durante a manhã de sábado, cercas foram instaladas em um trecho do Centro de Lazer Comunitário Alberto Gavazzi cujo alambrado estava depredado. Para isso, a ação reutilizou 75 paletes doados pela CONDAT do Brasil, empresa parceira da SIMBiOSE.
O cercamento busca inibir as invasões predatórias que prejudicam o desenvolvimento natural do espaço, extremamente importante para a conservação dos recursos hídricos da região.
Além disso, o trecho faz parte da APA do Rio Atibaia e da Represa da Usina, onde a SIMBiOSE está realizando um projeto de restauração florestal por meio de sistemas de compensação ambiental. A implementação se baseia na muvuca de sementes, técnica de semeadura direta, escolhida a partir de um diagnóstico que apontou condições que impedem o desenvolvimento saudável do plantio tradicional de mudas já existente no local.
>> SIMBiOSE participa de oficina de muvuca de sementes <<
As sementes para a muvuca foram doadas para essa ação que espera promover o adensamento de espécies e a restauração do ecossistema, contando com o engajamento da população local.
Para trazer ainda mais visibilidade para a área e informação para a população, a ação aproveitou para instalar as placas confeccionadas pelos alunos da Escola Municipal Paulo Freire, vizinha do Centro de Lazer Comunitário Alberto Gavazzi, onde estudam crianças de vários bairros da região.
Feita a partir de paletes reutilizados, as placas com mensagens educativas foram instaladas ao longo do cercamento, ficando visíveis para as pessoas e veículos.
Para garantir a segurança dos participantes, a Secretaria de Trânsito acompanhou toda a atividade, instalou sinalizações e manobra para contenção de velocidade em uma das faixas da Estrada Municipal Hisaichi Takebayashi.
Com muita disposição e atenção, os escoteiros tiveram uma contribuição fundamental e a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela SIMBiOSE. Além disso, mostraram o quanto o trabalho em equipe, a troca de conhecimento e as parcerias entre pessoas e instituições são importantes para a proteção do meio ambiente.
Esta atividade faz parte das atividades previstas no Termo de Parceria n° 020/2022, firmado entre a SIMBiOSE e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Estância de Atibaia.