SIMBiOSE atinge mais de 2 mil pessoas com ações de educação ambiental em 2023

Além de atividades com estudantes em escolas, a OSCIP SIMBiOSE promove palestras, oficinas e realiza visitas guiadas no Parque Natural Municipal da Grota Funda

Promover a educação ambiental faz parte dos objetivos da Associação Serra do Itapetinga, Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE). Só em 2023, foram 44 atividades realizadas e 2.092 pessoas atingidas em Atibaia e região.

Entre as principais iniciativas de educação ambiental estão as palestras e rodas de conversa realizadas em escolas com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com foco em conservação e na importância das Unidades de Conservação (UC).

Ainda, de agosto a dezembro de 2023, a SIMBiOSE participou de duas turmas do Clube de Meio Ambiente da E.E. Francisco Aguiar Peçanha. Ao longo do semestre, foram abordados temas como conservação, restauração ecológica, Manejo Integrado do Fogo, meliponicultura, fauna, flora, expansão imobiliária, cidadania, mudanças climáticas, arte e meio ambiente, agroecologia e soberania alimentar.

Os alunos do Clube, junto de servidores da Escola, puderam ter uma experiência de campo para conhecer os atrativos e atributos ambientais do Parque Natural Municipal da Grota Funda (PNMGF) e saber mais sobre o contexto histórico e cultural da região. O passeio só foi possível graças ao transporte voluntário oferecido por um grupo de jipeiros de Atibaia e São Paulo, organizados por Riberto, mais conhecido como “Riba”.

Visitas guiadas como essa no PNMGF fazem parte das atividades desenvolvidas pela SIMBiOSE por meio do Termo de Parceria nº 019/2023 firmado com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Estância de Atibaia.

As solicitações de agendamento de visita no PNMGF devem ser feitas pelo e-mail parquegrotafunda@atibaia.sp.gov.br.

O Clube de Meio Ambiente também envolveu oficinas de tintas feitas com pigmentos naturais, como pó de carvão, urucum e açafrão. Mais do que apresentar os pigmentos naturais e como  produzir as tintas, o objetivo das oficinas foi usar a arte como ferramenta de sensibilização, expressão e compartilhamento do conhecimento.

Os alunos usaram as tintas para fazer pinturas que retrataram temas discutidos durante o semestre. Essas pinturas foram exibidas na culminância, dia em que os clubes apresentam os trabalhos desenvolvidos.

A SIMBiOSE também realiza palestras e projetos socioambientais junto a organizações públicas e privadas. Para o próximo ano, a expectativa é que mais ações abertas à participação da comunidade, como mutirões de plantio, manejo, limpeza de trilhas e rios, entre outros, sejam feitas.

Embora algumas atividades de educação ambiental façam parte do escopo de projetos e possam ser contratadas, a maioria é realizada de maneira voluntária, assim como a própria gestão da organização.

Enquanto uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a SIMBiOSE tem diversas obrigações administrativas, contábeis e jurídicas a cumprir.

As despesas geradas por essas atividades, manutenção de equipamentos e comunicação são cobertas por doações de pessoas físicas e jurídicas feitas por meio da campanha de financiamento recorrente:

As contribuições mensais são, portanto, cruciais para a sobrevivência da SIMBiOSE e continuidade das atividades de educação ambiental e diversas outras voltadas à conservação na região.

Quem não tem condições de doar de forma recorrente pode fazer doações pontuais por pix (chave pix CNPJ: 07.291.769/0001-55). Para facilitar a prestação de contas e o fornecimento de recibo para quem precisa, a SIMBiOSE pede que os doadores pontuais preencham o formulário: https://forms.gle/ttMkb3NoUvZUXoho8