O tombamento da Serra do Itapetinga completa 39 anos em 6 de julho de 2022. Esse processo nasceu da indignação de parte da população de Atibaia, que se organizou, criando o Movimento pela Defesa da Pedra Grande, que foi para as ruas declarar sua revolta em relação às ações humanas que ameaçavam a Serra.
Naquela época, ainda não existiam leis de proteção ambiental. Foi só a partir da criação da Constituição Federal de 1988 que o “meio ambiente ecologicamente equilibrado” se tornou um direito de todos (Artigo 225).
Além de ter sido um episódio de extrema importância na história da Serra do Itapetinga, o tombamento fez parte de grandes avanços promovidos nos anos 1980 nas políticas públicas de patrimônio cultural no estado de São Paulo.
Confira algumas curiosidades sobre o evento:
#1: Aconteceu em 1983, graças a um movimento popular organizado que foi às ruas em defesa da Serra do Itapetinga, em plena ditadura militar.
#2: Alguns anos antes, a população já denunciava a extração irregular de granito e a criação de um loteamento próximo à Pedra Grande.
#3: É um dos bens naturais tombados no estado de São Paulo pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico) durante a década de 1980.
O geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber foi um dos principais responsáveis por consolidar práticas de tombamento de áreas naturais e promover a proteção da natureza como patrimônio cultural.
#4: O setor tombado corresponde à face da Serra voltada para Atibaia, incluindo a Laje da Pedra Grande e seus baixos patamares para evitar a especulação imobiliária e impedir que loteamentos subam a montanha e coloquem em risco sua conservação.
#5: Existe um documentário, chamado “PEDRA GRANDE DOC”, que conta a história do Movimento em Defesa da Serra da Pedra Grande. Foi produzido em 2009 pelo Instituto Câmara Clara e dirigido por Daniel Choma e Tati Costa. Vale a pena assistir!
Referências:
- PEDRA GRANDE DOC. Direção: Daniel Choma e Tati Costa. Produção do Instituto Câmara Clara. Atibaia, 2009. YouTube.
- SCIFONI, SIMONE A natureza na preservação do patrimônio cultural paulista: a contribuição de Aziz Nacib Ab’Saber Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, vol. 28, 2020 Museu Paulista, Universidade de São Paulo.