NOTA OFICIAL OSCIP SIMBiOSE SOBRE O EMPREENDIMENTO SKYBRIDGE

Atibaia, 12 de julho de 2023 — A Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) vem por meio desta se posicionar CONTRÁRIA ao empreendimento Skybridge (Processo CETESB: 109525/2022-96), cujas sondagens para estudo de viabilidade foram iniciadas no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande (MoNa Pedra Grande), uma Unidade de Conservação de Proteção Integral sob gestão da Fundação Florestal.

Assim, reitera o posicionamento dado em reunião do Conselho Consultivo do MoNa Pedra Grande, realizada on-line em 3 de maio de 2023, quando a instituição se manifestou contrária e enviou aos membros do órgão uma “Carta Aberta ao Conselho Consultivo do MoNa Pedra Grande”, elaborada junto de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Leibniz Institute of Plant Genetics and Crop Plant Research da Alemanha. 

A supramencionada carta relata a descoberta de uma nova espécie botânica, Nothoscordum itapetinga, por enquanto exclusiva no território do MoNa Pedra Grande. Ainda, sugere ao Conselho Consultivo do MoNa Pedra Grande emissão de parecer contrário ao empreendimento Skybridge, assim como, à Fundação Florestal, órgão gestor do MoNa Pedra Grande, a adoção de procedimentos para medidas de conservação que assegurem a manutenção das comunidades vegetais rupestres da laje da Pedra Grande, local de grande e específica relevância ecológica, porém altamente ameaçada por atividades humanas nocivas relacionadas ao turismo e demais atividades de lazer precariamente desenvolvidas no local.

Diante da situação, será  elaborado um parecer técnico que embasará a manifestação da OSCIP frente órgãos públicos a serem oficiados e/ou acionados. Uma vez que publicizado, é esperado que tal parecer sensibilize e embase o posicionamento e  ação concreta das demais organizações e setores da sociedade civil.  

As medidas tomadas serão divulgadas com transparência pela SIMBiOSE, que nasceu e invariavelmente manterá sua missão de defender o patrimônio natural da Serra do Itapetinga.

Desde sua fundação, que está completando 20 anos, a SIMBiOSE tem atuado para promover a conservação da Serra do Itapetinga, participando ativamente enquanto sociedade civil local na criação das unidades de conservação do Contínuo Cantareira, na elaboração e na publicação de seus principais instrumentos de gestão.