SIMBiOSE é representante da RNBV em curso de âmbito internacional na Chapada dos Veadeiros – GO

A SIMBiOSE, a convite da RNBV – Rede Nacional de Brigadas Voluntárias, enviou para a Chapada do Veadeiros um representante para participar do  4º Curso “S-203: Introdução à Informação em Incidentes”, realizado no estado de Goiás, entre 12 e 16 de junho.

Promovido pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS, em inglês) com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, em inglês), teve como objetivo fornecer conhecimentos e técnicas necessárias para a função de Oficial de Informação Pública (OIP) durante incidentes (incêndios florestais, enchentes, deslizamentos, etc.).

O OIP é responsável por formular e divulgar informações sobre incidentes para a mídia, comunidades locais, pessoal envolvido no controle do incidente, órgãos públicos e outras organizações interessadas.

O curso S-203, com duração de 40 horas, teve como alunos, em sua maioria, servidores de instituições federais como IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígena) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

SIMBiOSE no curso de Introdução a Informação em Incidentes

Em uma das manhãs, houve a participação especial do jornalista cinematográfico Hélio Marinho, profissional atuante nas pautas ambientais, que deu dicas aos alunos de como se relacionar com a imprensa, destacando a importância de se passar uma informação de maneira simples, correta e célere.

Marinho comentou também que o melhor método para se combater ou evitar as fake news é por meio da informação séria e precisa.

SIMBiOSE no curso de Introdução a Informação em Incidentes

Um dos pontos altos do curso foi a simulação de incidente, com foco em incêndio florestal, que contou com atores voluntários integrantes da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (Brivac).

Nesse simulado foram colocadas diversas situações com as quais os alunos tiveram que lidar, estresse, emoções e problemáticas já vividas em incidentes reais pelas OIPs norte-americanas. Ao trazer o ambiente de um grande incidente para perto, o simulado prepara os alunos para situações reais.

A atribuição de OIP insere-se no Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta de padronização de termos técnicos, métodos, organização e gestão de incidentes, que possibilita maior interação entre órgãos que atuam conjuntamente como o Corpo de Bombeiros, Brigadas Florestais, SAMU, Defesa Civil, entre outros.

SIMBiOSE no curso de Introdução a Informação em Incidentes

Além da possibilidade de se capacitar para uma nova carreira, a brigadista Nathalia Kammer pode levar o nome e o trabalho da SIMBiOSE e da RNBV para todos os cantos do país, uma vez que o curso contou com representantes de diversos estados. Embora os participantes atuem em Unidades de Conservação e biomas diferentes, quando se trata de grandes incidentes, devem trabalhar em equipe em prol da defesa da vida e da biodiversidade.