No dia 11 de fevereiro foi realizado o Primeiro Mutirão Voluntário de Plantio em prol do Projeto Piloto de Restauração Florestal pelo Sistema de Semeadura Direta, conhecido como “Muvuca de Sementes”. A ação foi coordenada pela equipe do Termo de Parceria nº 020/2022, desenvolvido pela SIMBIOSE em parceria com a Prefeitura Municipal.
O evento contou, inicialmente, com o preparo da área através de roçada e aplicação de calcário, visando reduzir a acidez do solo para favorecer o plantio das sementes. Em razão do período extenso de chuvas, o preparo da área durou semanas e exigiu muito trabalho e dedicação da equipe envolvida no projeto.
O mutirão teve como principal objetivo dar início à semeadura direta de plantas nativas para a recomposição de vegetação no espaço público de proteção ambiental, localizado na beira da Represa da Usina. Esta proposta diferenciada de restauração florestal, feita pela primeira vez na cidade de Atibaia é, para a OSCIP SIMBIOSE, uma forma de conscientização socioambiental e excelente oportunidade para expandir e fomentar a conservação de áreas especialmente protegidas e dos setores ecológicos.
A programação do evento incluiu a recepção dos participantes, uma apresentação sobre o método ancestral de muvuca de sementes e a execução do plantio através da implantação das sementes nos berços (semeadura e recobrimento do solo). Durante o evento, copos de fibra de coco foram entregues aos participantes pela OSCIP SIMBiOSE em agradecimento e, entre semeadura e conversas, foram servidos lanches e frutas para deixar a atividade mais prazerosa.
Cada voluntário participante teve a oportunidade de ver, misturar, semear e entender um pouco melhor sobre essa relação do homem com a natureza e a capacidade de plantar florestas. Dos 3 hectares propostos no Plano de Reflorestamento do Termo de Parceria, foram restaurados cerca de 0,6 HA através desta ação que durou 4 horas. A técnica de plantio utilizada, que contempla a mistura das sementes pelos participantes propiciando maior biodiversidade, aproxima as pessoas do contato direto com a natureza e com os processos ecológicos propostos na atividade.
O Projeto de Restauração proposto no local em questão busca servir de fonte de estudo, informação, visibilidade para os problemas socioambientais, laboratório a céu aberto e, principalmente, manter a Área de Preservação Ambiental – APA do Rio Atibaia em foco, visando a conservação sustentável.
Tamanho sucesso só foi possível devida a participação voluntária da Tropa mista Jaguar, dos Escoteiros Pedra Grande da 74 sp, membros da equipe do Termo de Parceria do Parque Natural Municipal da Grota Funda, voluntários e multiplicadores da OSCIP SIMBiOSE e pessoas da comunidade interessadas em aprender, somando o total de 40 adultos e crianças que acreditam na sustentabilidade e na dinâmica dos processos ecológicos.
Agradecemos também todos os atores que contribuíram para que esse mutirão (o primeiro de muitos) acontecesse:
- Conselho Consultivo da APA do Rio Atibaia
- Escola Municipal Paulo Freire
- Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Estância de Atibaia
- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA)
- Defesa Civil de Atibaia
- Iniciativa Caminhos da Semente
- The Nature Conservancy (TNC)
- Da Serra Ambiental
- Regeneração Assessoria Ambiental
- REDESEG – Serviços especializados
- Pedreira Atibaia
- Portoville – Praças do Haras
- Cebola Materiais de construção