Está prevista para acontecer nos próximos meses, com visitas agendadas e monitoradas pela SIMBiOSE
Em 16 de junho, monitores da Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE), cogestora do Parque Natural Municipal da Grota Funda, receberam um grupo de 20 pessoas para a primeira visita piloto aberta à comunidade.
O ponto de partida foi o Mirante Natural da Pedrinha. De lá, os visitantes percorreram as trilhas do Milho Vermelho, do Lajeado e da Antiga Barragem de Tratamento de Água. Além de apreciar uma vista especial da Pedra Grande e da cidade de Atibaia, puderam aprender sobre a história do Parque e sua riqueza natural.
Confira abaixo alguns relatos de quem participou:
“Tive o privilégio de participar da visita piloto ao Parque Municipal da Grota Funda. Ouvir as histórias do parque, caminhar pelas trilhas, ouvindo o barulho da água corrente, foi uma experiência muito boa, que deixa clara a importância da conservação da mata para as futuras gerações. Agradeço à equipe da SIMBiOSE pelo trabalho de conservação do Parque e pelo passeio que nos foi proporcionado”.
“Achei a visita muito proveitosa. Fui com a minha filha de 5 anos, minha esposa grávida de 5 meses. Lá encontrei idosos e uma pessoa com deficiência, e achei que todo mundo conseguiu aproveitar e saiu satisfeito. É um passeio que serve para todas as idades, e os desafios são bastante contornáveis. A equipe nos deu muita atenção e deixou o lugar muito propício para qualquer pessoa fazer o passeio”.
“A experiência de participar, junto com a minha família, meu esposo e minha filha, da visita guiada ao Parque da Grota Funda foi maravilhosa, uma manhã bem agradável. Fomos muito bem recebidos pela equipe. Todos foram muito atenciosos e responderam todas as nossas perguntas. Fiquei muito satisfeita em saber que 80 anos atrás aquilo era uma fazenda e hoje a gente pode contemplar tanta coisa bonita graças à conservação do parque, que é importante não só para a cidade de Atibaia mas para todo nosso país. Que esse trabalho continue sendo feito pela SIMBiOSE. Eu só tenho a agradecer!”
Outras visitas abertas à comunidade devem acontecer daqui para frente, após a reinauguração do PNMGF, prevista para acontecer nos próximos meses. Mais informações serão divulgadas em breve.
É importante ressaltar que as visitas acontecerão somente sob agendamento prévio. Isso porque o PNMGF é uma Unidade de Conservação (UC) – cuja gestão é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente – que tem um limite de capacidade diária de 20 pessoas/dia e possui regramentos de visitação e uso público essenciais para garantir a sua conservação.
Sobre a SIMBiOSE
A Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que nasceu em 2005 pelas mãos de jovens atibaienses engajados na preservação e conservação da Serra do Itapetinga.
Desde então, a SIMBiOSE vem trabalhando diretamente em Atibaia e Bom Jesus dos Perdões, influenciando a proteção, a recuperação e a conservação de mais de 13 mil hectares. Tudo isso com o objetivo de conectar a montanha não apenas ecologicamente, mas também social, cultural e financeiramente com o restante do território.
Por meio do Termo de Parceria nº 016/2022 firmado junto à Prefeitura da Estância de Atibaia, a SIMBiOSE faz a cogestão do Parque Natural Municipal da Grota Funda para conservação participativa da natureza e do patrimônio histórico-cultural do Parque. Para isso, a SIMBiOSE fornece suporte técnico por meio do fomento à restauração de áreas protegidas, ações de manejo florestal, monitoramento, educação ambiental, apoio à pesquisa e realização de estudos técnicos (como a revisão do plano de manejo da UC, estudos de regularização fundiária, estudos de embasamento e obtenção de licença para manejo de espécies vegetais invasoras, entre outros).