SIMBiOSE tem trabalho selecionado em evento internacional de incêndios florestais 

Nascida em Atibaia, onde atua desde 2005, OSCIP SIMBiOSE leva resultados obtidos na região para conferência em Portugal

Atibaia, 11 de abril de 2023 – A Associação Serra do Itapetinga Movimento Pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) teve um trabalho aprovado na 8ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais – Wildfire 2023, que acontecerá em Portugal, entre 16 e 19 de maio.

Com o título “A contribuição de uma brigada florestal voluntária para a diminuição de áreas afetadas por incêndios florestais na Mata Atlântica”, o trabalho mostra os resultados obtidos na região de Atibaia ao longo dos últimos anos seis anos, período no qual os dados foram coletados. Trata-se de um amadurecimento, sobretudo técnico-científico, dos esforços voltados ao combate de incêndios florestais, atividade que deu origem à SIMBiOSE.

A participação no Wildfire 2023 representa um salto valioso para a instituição. Além de compartilhar com o resto do mundo os impactos gerados pela sua atuação na Mata Atlântica, a conferência tem o potencial de trazer mais visibilidade, agregar conhecimento e fortalecer as brigadas florestais brasileiras.

“Estamos muito orgulhosos de poder participar de um evento dessa dimensão e levar o nome da SIMBiOSE para espaços que a gente nem imaginava que poderia ocupar até alguns anos atrás”, diz Mateus Queiroz, Diretor Presidente da SIMBiOSE, brigadista voluntário e um dos autores do trabalho aprovado.

Para conseguir cobrir as despesas da viagem internacional, a SIMBiOSE, junto da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV) e da Brigada 1, lançaram a campanha “Brigadas Voluntárias no Wildfire 2023”.

O objetivo é arrecadar R$ 16 mil até 27 de abril. As doações são feitas pela página da campanha (https://benfeitoria.com/projeto/brigadasnowildfire2023), onde estão disponíveis mais informações e detalhes sobre como os recursos serão utilizados.