A Brigada Florestal Itapetinga esteve presente, apoiando mais uma vez o treinamento para funcionários da Defesa Civil, brigadistas e outros atores do combate a incêndios florestais, concedido pelo 19º Grupamento de Bombeiros, 2º Subgrupamento de Bombeiros – Bragança Paulista, Batalhão de Atibaia em parceria com a Fundação Florestal.
Chamada de Operação Corta-Fogo, a atividade foi realizada no Condomínio Clube da Montanha em 16 de maio com o objetivo de:
- instruir para diminuir os focos de incêndio no estado;
- reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) resultante das queimadas;
- proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios;
- erradicar a prática irregular do uso do fogo;
- e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.
Além de integrar os novos membros da Brigada, a ação contou com a presença das Defesas Civis dos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Piracaia. Ao reunir as instituições que lidam com incêndios florestais na região, o encontro anual ajuda a estreitar relações e aprimorar as interações entre os atores e seus Sistemas de Comando.
Segundo dados retirados da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, dos 645 municípios do Estado de São Paulo apenas 343 (53%) fazem parte da Operação Corta-Fogo. Esse dado evidencia a necessidade de uma melhor divulgação e fomento de ações de Educação Ambiental para a conscientização dos prejuízos causados pelos incêndios florestais e sua contribuição para a extinção do bioma Mata Atlântica.
A crise climática pede pressa e o envolvimento de mais municípios e organizações em iniciativas voltadas à proteção das florestas e outras áreas relevantes para a conservação.
Esta atividade faz parte das ações de prevenção da Brigada Florestal Itapetinga, que segue as orientações e soma aos esforços do Estado.