Na semana passada (06/09), a SIMBiOSE realizou uma ação para manutenção de uma área pública de reflorestamento na APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio Atibaia, no bairro da Usina.
Além da roçagem para diminuição de capins exóticos, foram realizadas podas em espécies consideradas “adubos verdes”, como o feijão-de-porco, guandu, crotalária, entre outras. Esse trabalho manual é importante para estimular o crescimento das plantas nativas e diminuir a competição de luz das mudas de interesse.
Toda matéria orgânica resultante da roçagem, das podas e os galhos secos encontrados na área foram realocados para servir de cobertura vegetal, ajudando a reter a umidade e, consequentemente, os nutrientes do solo.
Esse plantio foi feito em fevereiro deste ano por meio do método conhecido como “muvuca de sementes”, semeadura direta que oferece diversos benefícios para recuperação de áreas degradadas. Trata-se do primeiro projeto de reflorestamento por muvuca no município de Atibaia.
Após sete meses, já é possível observar o desenvolvimento das espécies e imaginar como será a área no futuro, com uma floresta de pé.
Para isso acontecer, a SIMBiOSE pretende continuar cuidando da área e conta com a ajuda voluntária de pessoas dispostas a construir esse futuro em conjunto.