SIMBiOSE, junto da empresa CONDAT, Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil, mobilizou 40 voluntários para coleta de resíduos que bloqueavam o fluxo do rio
A Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) coordenou uma ação de limpeza, com a participação de 40 voluntários, na manhã de 31 de agosto de 2022. Foi retirada aproximadamente meia tonelada de lixo do entroncamento do córrego do Onofre com o Rio Atibaia, atividade desenvolvida a convite da multinacional francesa CONDAT, com o apoio da equipe que atua no Termo de Parceria n° 20/2022 com a Prefeitura Municipal e com a ajuda da Secretaria do Meio Ambiente e da Defesa Civil de Atibaia.
O ponto escolhido para a coleta faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Atibaia, uma Unidade de Conservação (UC) municipal, cuja cogestão está sendo feita pela SIMBiOSE, em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Sendo assim, a iniciativa veio de encontro às ações de preservação que estão sendo desenvolvidas na UC.
Os preparativos começaram cerca de 10 dias antes do evento, sob a supervisão da Secretaria de Meio Ambiente. Uma licença foi concedida para instalação de redes de contenção de resíduos sólidos em três pontos do Rio Atibaia, visando facilitar a coleta do lixo e gerar dados para aprimoramento da técnica. As redes foram confeccionadas pela SIMBiOSE com resto de materiais de construção e outros materiais biodegradáveis.
A CONDAT forneceu sacos de lixo, luvas, um ponto de hidratação com água e alimentos leves, protetor solar, repelente e boné para todos os voluntários, que foram distribuídos em cinco grupos, ao longo de um trecho de um quilômetro nas margens do Rio Atibaia e do córrego do Onofre. Duas embarcações, navegadas pela Defesa Civil, realizaram a limpeza do leito do rio com o apoio da equipe da SIMBiOSE.
Foram coletados capacetes de motocicletas, muitas garrafas PET, calçados, roupas, uma quantidade significativa de isopor, latas de alumínio, pneus, embalagens de remédios, entre outros resíduos que estavam bloqueando o fluxo de água do córrego do Onofre para o Rio Atibaia. A SAAE foi chamada para recolher e destinar corretamente o que não era mais passível de reciclagem.
Ação local faz parte do Dia Mundial da Limpeza
O evento faz parte do World Cleanup Day, ou Dia Mundial da Limpeza, programa de ação social global do qual a CONDAT do Brasil participa desde 2021. O objetivo é recolher toneladas de lixo lançadas no meio ambiente em todo o planeta, inclusive nas praias, rios e oceanos. A mobilização reúne milhares de voluntários e parceiros em uma onda de limpeza ao redor de todo o mundo.
Com o apoio da associação Project Rescue Ocean no Brasil, em uma parceria com a SIMBiOSE, o objetivo dessa ação, pelas palavras de Leticia Hadano, Gerente de Compras e RSE da CONDAT e voluntária da ONG, é “ser uma formidável alavanca de inovação para responder aos desafios contemporâneos: mudança climática, escassez de recursos, desigualdade de oportunidades.”
Para saber mais sobre o “World Cleanup Day”, visite o site https://projectrescueocean.org/
Importância de iniciativas para conservação no município de Atibaia
Como mostra o mapa, a área escolhida para a ação é de grande importância para o contexto histórico-cultural do município. A Estação Atibaia, na entrada do bairro Caetetuba, ainda conserva parte do passado e mantém viva a história do Rio Atibaia, visto pelas janelas dos trens que por ali passavam.
Além disso, o Rio Atibaia possui diversos pontos de pressão que necessitam de atenção e cuidado. Assim como o córrego do Onofre, outras desembocaduras do rio estão em condições piores ou similares, trazendo prejuízos à biodiversidade do bioma ribeirinho e, consequentemente, para toda população que usufrui dessa bacia hidrográfica, direta ou indiretamente. Isso inclui riscos à saúde e sérios danos ambientais gerados pela poluição das águas.
Iniciativas como esta, feitas em conjunto pelos setores que compõem a sociedade, mostram que, juntos, podemos não apenas preservar como também recuperar os recursos tão valiosos para a saúde do planeta. Ver o sorriso no rosto de cada participante é perceber a importância de se sentir parte de algo maior, em prol da comunidade e do meio ambiente.
A SIMBiOSE se mantém de braços abertos a iniciativas que, por meio transformação da consciência coletiva, contribuem para a preservação e conservação da nossa terra.