A SIMBiOSE, representada pelo Presidente Mateus Queiroz e pela Vice-Presidente Nathalia Kammer, participou de uma atividade de conscientização e treinamento básico sobre incêndios florestais, em 26 de julho de 2023, desenvolvido pela RPPN Sítio Caeté com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural — SENAR.
A proprietária e gestora da RPPN, Analice Nunes, foi quem convidou a SIMBiOSE para participar, reforçando o relacionamento com a RPPN Sítio Caeté, que tem como um de seus princípios a proteção do Patrimônio Natural em Nazaré Paulista, cidade situada à beira de uma importante represa do Sistema Cantareira, a 30 km de Atibaia.
Segundo o site do Governo Federal, RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) “é uma unidade de conservação (UC) de domínio privado, gravada com perpetuidade na matrícula do imóvel, com o objetivo de conservar a diversidade biológica”.
As RPPNs são importantes porque:
- contribuem para a ampliação das áreas protegidas;
- apresentam índices altamente positivos para a conservação;
- são fáceis de criar, em comparação às outras categorias de UCs;
- possibilitam a participação da iniciativa privada no esforço nacional de conservação;
- contribuem para a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros.
A aproximação da SIMBiOSE com iniciativas como a da Analice Nunes da RPPN Sítio Caeté vem ao encontro do propósito institucional de unir os setores ecológicos a favor da conservação da biodiversidade. Assim, a expectativa é ajudar e incentivar antigos e novos defensores do meio ambiente a se unirem, seja por meio da criação de áreas protegidas ou do fomento de técnicas de proteção como o Manejo Integrado do Fogo (MIF) nessas áreas.
Contando com parcerias essenciais como o SENAR e apoio do poder público para a implementação das boas práticas, como o Sindicato Rural de Piracaia e região, responsáveis pelo treinamento realizado na RPPN, a SIMBiOSE agradece e ratifica seu compromisso com a Sociedade Civil e o envolvimento nas questões ambientais, que muito nos aflige nos dias de hoje.
Na RPPN Sítio Caeté, são realizados encontros com interessados em conhecer a diversidade e riqueza da mata atlântica, grupos de estudantes universitários, entre outros, que são recebidos para pesquisa de campo e outras atividades relativas à conservação.
Analice Nunes, responsável pela elaboração do Plano de Manejo da área, participa de feira de produtores rurais, encontro de mulheres e outros grupos que fomentam a criação de políticas públicas para valorizar e reconhecer os produtores rurais nativos como mantenedores da conservação ambiental. Sua atuação é um sopro de esperança para a SIMBiOSE, tem inspirado ações na vizinhança e chamado atenção de quem se preocupa com o futuro do planeta!